Imagens               Vídeos               Textos

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A História da Matemática (3)

Episódio 3 – As Fronteiras do Espaço

No século XVII, a Europa tornou-se no centro da Matemática do mundo. Tinham sido dados grandes passos na compreensão da geometria dos objectos fixos no espaço e no tempo. Chegava a altura de procurar desvendar a matemática que descreve os objectos em movimento.
Marcus du Sautoy irá visitar a França de René Descartes, um grande matemático que conseguiu juntar a Geometria e a Álgebra. Analisará as propriedades dos números primos que foram descobertas por Fermat e que hoje usamos na nossa tecnologia moderna.
Segue-se a matemática de Newton e Leibniz onde será contada a história de antagonismo existente entre dois dos maiores cérebros matemáticos da História. Por fim, analisaremos as implicações nas nossas vidas das descobertas matemáticas de mais três gigantes da Matemática: Gauss, Euler e Riemann.

The Story of Maths [1ª Parte - Ep3 - As Fronteiras do Espaço]
0.00-09.39 Geometria, Espaço, Álgebra (funções, coordenadas cartesianas, cónicas...) - Itália (séc. XV), França (séc. XVII)


The Story of Maths [2ª Parte - Ep3 - As Fronteiras do Espaço]

9.39-15:36 Álgebra, Números Primos, Teoremas de Fermat (teoria dos números, ...) - França (séc. XVII), Grã-Bretanha (séc. XVII)


The Story of Maths [3ª Parte - Ep3 - As Fronteiras do Espaço]

15:36-28:30 Cálculo, Álgebra, Geometria, Lógica (velocidade, cálculo integral, cálculo diferencial...) - Grã-Bretanha (séc. XVII)

The Story of Maths [4ª Parte - Ep3 - As Fronteiras do Espaço]

28:30-34:47 Cálculo (ciclóide, cálculo das variações...) - Suiça (séc. XVIII)

The Story of Maths [5ª Parte - Ep3 - As Fronteiras do Espaço]

34:47-41:03 Topologia, Análise (sistema de pesos e medidas...) - Rússia (séc. XVIII)


The Story of Maths [6ª Parte - Ep3 - As Fronteiras do Espaço]

41:03-49:08 Análise, Funções, Números Primos (números imaginários...) - França/Alemanha (séc. XIV)
The Story of Maths [7ª Parte - Ep3 - As Fronteiras do Espaço]

49:08-58:39 Geometria Hiperbólica (espaço multidimensional, hiperespaço...) - Transilvânia (séc. XIV)


Esta é um programa fantástico da BBC apresentada pelo professor Marcus du Sautoy da Universidade de Oxford. Leva-nos em quatro episódios numa viagem através dos tempos e à volta do mundo a países como o Egipto, a China, a Índia, a Rússia, o Médio Oriente a Europa e os Estados Unidos da América.
Os episódios deste programa ambicioso oferecem explicações claras e acessíveis de ideias matemáticas importantes, mas também nos conta histórias cativantes, pormenores biográficos fascinantes e episódios centrais nas vidas dos maiores matemáticos.
Interessante, esclarecedora e divertida, esta série oferece aos espectadores novas e extraordinárias visões relativamente à importância da Matemática, considerando-a como um dos maiores feitos culturais da Humanidade.

A História da Matemática (The story of maths) foi votada e escolhida como o Melhor Documentário produzido, no ano de 2009, pela estação BBC.

Sem comentários:

Enviar um comentário