Imagens               Vídeos               Textos

terça-feira, 24 de agosto de 2010

A História da Matemática (1)

Episódio 1 – A Linguagem do Universo

Neste primeiro episódio, Marcus du Sautoy mostra a importância que a Matemática tem para as nossas vidas, antes de analisar a matemática do Antigo Egipto, Mesopotâmia e Grécia, abordando a matemática da construção das pirâmides, a descoberta do Pi, a importância dos triângulos rectângulos e da geometria grega, onde se destacam os grandes nomes de Platão, Pitágoras, Euclides e Arquimedes.


The Story of Maths [1ª Parte - Ep1 - A Linguagem do Universo]
01:40-15:45 Padrões e Sequências (números, contar, medir...) - Egipto Antigo (6000 a.C.)

The Story of Maths [2ª Parte - Ep1 - A Linguagem do Universo]
15:45-21:19 Teorema de Pitágoras, Volumes (proporções, relação de ouro...) - Egipto Antigo (2500 a.C.)
The Story of Maths [3ª Parte - Ep1 - A Linguagem do Universo]

21:19-28:45 Números, Equações (medição de ângulos, sistema sexagesimal, zero...) - Babilónia (1800 a.C.)

The Story of Maths [4ª Parte - Ep1 - A Linguagem do Universo]
28:45-37:10 Problemas de Áreas, Jogos, Teorema de Pitágoras (equações quadráticas, números...) - Babilónia (800 a.C.)

The Story of Maths [5ª Parte - Ep1 - A Linguagem do Universo]

37:10-45:26 Teoremas, Axiomas, Escola Pitagórica, Teorema de Pitágoras (sistema dedutivo, lógica, série harmónica...) - Grécia (330 a.C.)
The Story of Maths [6ª Parte - Ep1 - A Linguagem do Universo]

45:26-57:55 Sólidos Platónicos, Geometria Euclidiana, Arquimedes (fórmulas de cálculo para formas regulares, cálculo de volumes...) - Grécia (300 a.C.)


Esta é um programa fantástico da BBC apresentada pelo professor Marcus du Sautoy da Universidade de Oxford. Leva-nos em quatro episódios numa viagem através dos tempos e à volta do mundo a países como o Egipto, a China, a Índia, a Rússia, o Médio Oriente a Europa e os Estados Unidos da América.
Os episódios deste programa ambicioso oferecem explicações claras e acessíveis de ideias matemáticas importantes, mas também nos conta histórias cativantes, pormenores biográficos fascinantes e episódios centrais nas vidas dos maiores matemáticos.
Interessante, esclarecedora e divertida, esta série oferece aos espectadores novas e extraordinárias visões relativamente à importância da Matemática, considerando-a como um dos maiores feitos culturais da Humanidade.

A História da Matemática (The story of maths) foi votada e escolhida como o Melhor Documentário produzido, no ano de 2009, pela estação BBC.

Sem comentários:

Enviar um comentário